terça-feira, 1 de novembro de 2011

Catando figos na figueira

Em meu afazer diário de catar frutas, hoje me dediquei a catar figos. Figos deliciosos como todas as frutas que o Senhor nos deu e que vou repartir com os amados que. São produzidos pela figueira, a primeira espécie frutífera mencionada na Bíblia.

Saboreando alguns antes de repartir, fiquei pensando em quantas aplicações nós temos sobre o assunto através da Palavra de Deus.

Assim em minha busca de encontrar os frutos me deparei com diversas espécies de figueiras. A primeira estava linda, cheia de folhas que proporcionavam sombra para o calor do sol. No entanto ao procurar os frutos, infelizmente nada encontrei. Lembrei-me daquela figueira em que o Mestre foi colher os frutos para se alimentar, mas nada encontrou.

Em um dos galhos que sustentavam uma parte da grande árvore, pude ver com os olhos espirituais Igrejas formosas, ricas, opulentas, com seus shows e grandes oradores. Era uma igreja vibrante que impressionava todos os que passavam, especialmente ricos, políticos, empresários. No entanto nesse ramo, em suas ramificações não havia fruto algum.

Em outro dos galhos vi outra Igreja também barulhenta onde os pequenos ramos apenas se preocupavam em seus crescimentos próprios, busca essa que era mais uma competição interna com os pequenos ramos roubando a beleza uns dos outros. Também não havia os frutos que tanto buscava.

Em mais um galho pudemos ver que as folhas mesmo estando velhas, ainda se mantinham em seus lugares. Observei que eram folhas que não queriam dar lugar ao renovar de seus ramos por causa de suas velhas e tolas tradições. No passado foram muito produtivas, mas do passado ficou apenas o ranço contra o renovar diário. Embora já tenham produzidos muitos frutos, hoje não mais os produzem, razão pela qual nada encontramos para colher.

Havia outros galhos com diversas outras características boas aos olhos, mas igualmente improdutivos. Espiritualmente vimos que esses galhos da figueira recusavam-se a produzir os bons frutos, não podiam os produzir, haviam se tornado estéreis para nada servindo. Fadados a serem cortados brevemente e serem lançados ao fogo, a serem vomitados da boca do Senhor.

Mas não me cansei da busca, porque sabia que o Senhor ainda havia mantido figueiras produtivas. Pois sempre que as figueiras se recusam a continuar produzindo frutos, o Senhor lhes volta as costas e dá atenção àquelas que estão prontas para a produção de frutos.

Dei atenção a um canto onde os agricultores estavam cuidando de figueiras que permitiam que fossem tratadas. Uma que havia produzido muitos frutos e estava cheia de ramos velhos permitiu que o cuidador fizesse uma grande poda em seus ramos. Foram retirados a maioria dos galhos dos ramos que já haviam frutificados para que novos brotos saíssem cor vigor.

Fazendo uma analogia com nossas vidas, entendemos que essa poda também é necessária em nossas vidas e devem ser feitas com a constância que só o Senhor de nossas vidas pode determinar. Os ramos do orgulho, da falsa humildade, dos interesses próprios, dos denominacionais, das mágoas, das friezas, do falso intelectualismo, do pernicioso acomodamento espiritual, da falta de interesse, da falsa do repartir com os necessitados. Enfim uma lista imensa que devemos deixar nas mãos do Mestre para que Ele sonde as nossas vidas e veja tudo aquilo que nos impede de produzir os frutos de uma vida submissa ao Espírito Santo do Senhor.

Vi outra figueira cheia de frutos a qual permitiu que eu colhesses muitos deles para poder repartir com os meus amados que estão me dando atenção nesta leitura. Meu desejo é o de repartir com todos, mas nem todos os aceitam, preferindo viver na mediocridade de suas vidas. Os frutos não são meus, foram produzidos pela figueira que recebe seus nutrientes através de suas raízes ligadas ao Senhor, ao Mestre amado.

Amados, as figueiras somos nós em particular. Paremos para pensar comigo como está a nossa vida perante o Senhor. Vamos ver se estamos produzido os frutos do Senhor para saciar outras outras vidas, para levar a paz e a graça do Senhor aos não alcançados que estão sedentos e famintos daquilo que o Senhor nos deu em abundância. Vamos juntos fazer o propósito de permitir que o Mestre faça o que for preciso em nossas vidas, mesmo que nos doa, mesmo que percamos muitas inutilidades que nos parecem valiosas. Mas que a vontade do Senhor e Mestre de nossas vidas em e através de nossas se estabeleça neste mundo mau através da vindo do Reino de Deus neste mundo.

Amém amados. E que Deus comece por mim, é a minha prece neste momento, com lágrimas nos olhos! Me trata Senhor para que o Senhor seja exaltado e o eu seja diminuído.

Ivo Gomes do Prado - 01/11/2011.


Marcos 11.12. No dia seguinte, depois de saírem de Betânia teve fome,
13 e avistando de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se, porventura, acharia nela alguma coisa; e chegando a ela, nada achou senão folhas, porque não era tempo de figos.
14 E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E seus discípulos ouviram isso.


APOCALIPSE 03:
16 Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário